9 de setembro de 2020

O Juiz Bretas ordena operação da PF numa ofensiva sem precedentes contra a advocacia

  Marcelo Bretas, Cristiano Zanin Martins e Felipe Santa Cruz

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio, que tem buscado se colocar como herdeiro do lavajatismo em crise, ordenou que a Polícia Federal invadisse na manhã desta quarta-feira (9) escritórios e endereços de diversos advogados. A alegação é de que todos fariam parte de um suposto esquema de desvio de recursos do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) e da Federação do Comércio (Fecomércio/RJ) entre 2012 e 2018. A operação acontece em consequência da delação de Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio (Federação do Comércio do Rio). Um dos alvos da delação é o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, que reagiu  à ofensiva ontem, terça-feira (8). 

Os escritórios Roberto Teixeira e Cristiano Zanin, advogado de Lula, são o principal alvo da ação. Os escritórios do advogado Eduardo Martins, filho do futuro presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, e de Tiago Cedraz, filho de Aroldo Cedraz, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) também foram invadidos. Outro alvo nesta quarta é o escritório da Ana Tereza Basílio, apontada como uma das chefes do esquema, assim como os dos advogados Cesar Asfor Rocha e  Fernando Hargreaves, entre outros.

Advogados conhecidos como lobistas, como Frederick Wassef, advogado do clã Bolsonaro, e o da mulher do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, Adriana Ancelmo, também foram invadidos. 

Bolsonaro e Lula não são investigados nesta operação.

A Operação tem o nome E$quema S investiga supportos desvios no Sistema S do RJ por escritórios de advocacia no Rio e em São Paulo. 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, alvo da delação de Diniz, foi acusado de supostamente pedido – e recebido – R$ 120 mil para sua campanha de reeleição à OAB do Rio em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aguardando seu comentário