2 de fevereiro de 2020

02/02/2020: Data palíndromo ou 'capicua' com dois números é a penúltima do século 21

 Do grego, é a união das palavras palin (de novo, com repetição, em sentido inverso) com dromo (caminho, curso, pista). Um palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades / Foto: Katarina Moraes/JC
Do grego, é a união das palavras palin (de novo, com repetição, em sentido inverso) com dromo (caminho, curso, pista). Um palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades

Este domingo (2) é o mesmo de trás para frente e de frente para trás. Isto porque 02/02/2020 = 0 2 0 2 2 0 2 0, portanto, a data é um palíndromo, assim como os nomes Ana e Otto, o animal Arara e a frase 'Anotaram a data da maratona', o que significa que podem ser lidos da esquerda para a direita ou o inverso. 
A próxima data capicua como essa, com apenas com dois números, será no dia 22 de fevereiro de 2022 (22/02/2022). Depois disso, no entanto, só no próximo século, no dia 21 de dezembro de 2112 (21/12/2112).

O que significa?

Do grego, é a união das palavras palin (de novo, com repetição, em sentido inverso) com dromo (caminho, curso, pista). Um palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades (como uma cadeia de ADN; Enzima de restrição) que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita. Numa capicua, normalmente são desconsiderados os sinais ortográficos (diacríticos ou de pontuação), assim como o espaços entre palavra.
Rômulo Marinho, veterano palindromista brasileiro, propõe classificar os palíndromos em:
Expliciti - trazem sempre uma mensagem direta, clara e inteligível, como "Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos” (palíndromo de autoria anônima, provavelmente o mais conhecido em língua portuguesa).
Katarina Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aguardando seu comentário