27 de outubro de 2020

Governo do RN formaliza com Cáritas Diocesana a gestão do aluguel social

 


A governadora Fátima Bezerra formalizou na noite desta terça-feira (26), em Caicó, a parceria do Governo do Estado com a entidade Cáritas Diocesana para gerir os investimentos do aluguel social. A ação faz parte do programa RN Chega Junto, executado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), criado especialmente para atender às pessoas que tiveram a situação de vulnerabilidade econômica agravada pela pandemia. "Fico muito feliz e segura por fazer esta parceria com a Cáritas, escolhida exatamente pela sua idoneidade", declarou Fátima. 

Representada na solenidade pelo bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, a entidade vai administrar recursos na ordem de R$ 475 mil para prover moradia temporária para pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de refugiados, migrantes e apátridas no Rio Grande do Norte. "Estamos muito felizes e honrados com esta parceria. Temos certeza de que juntos iremos passar por esta tempestade", disse o líder religioso. 

O levantamento da Coordenadoria da Gestão Estadual do Serviço Único de Assistência Social (SUAS), da Sethas, constatou que em seis municípios – Natal, Mossoró, Caicó, São José de Mipibu, Parnamirim e Macaíba – existe população de rua no RN. Natal e Parnamirim serão as primeiras beneficiadas nesta etapa inicial, com a garantia de 130 aluguéis sociais por cinco meses.  

"A maior palavra de hoje é gratidão, porque mesmo passando por essa pandemia, temos a satisfação de termos uma governadora como a professora Fátima, que está sendo  bastante enérgica nas tomadas de decisão, que não têm sido fáceis", disse a secretária adjunta da Sethas, Josiane Bezerra. Nesta ação, estão sendo beneficiadas 130 famílias no estado, sendo 80 em situação de rua e mulheres egressas do sistema institucional de abrigo, e 50 refugiados, migrantes e apátridas.

Coordenada por José Carlos Marins, a Cáritas Diocesana de Caicó é uma entidade de promoção e atuação social da Diocese de Caicó, constituída em 1950, que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. 

Na mesma ocasião, foram entregues cestas básicas para representantes dos povos de terreiro e das instituições de longa permanência para idosos. Também estavam presentes ao evento a secretária-adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, o subcoordenador da Defesa Civil estadual, Dalchem Viana, o presidente do Comitê Intersetorial para Refugiados e Migrantes, Thales Dantas, a diretora da 10ª Diretoria de Educação e Cultura (Direc), Suenira Nóbrega, e o diretor do Sebrae-RN, João Hélio.


ASSCOM/RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aguardando seu comentário